quinta-feira, 30 de abril de 2009

Das abordagens psicopedagógicas

Durante o tempo em que eu concluia o curso em psicopedagogia, vivenciei casos de crianças com dificuldades de aprendizagem. Onde a análise desse processo cognitivo, peculiar a cada uma delas, foi traçado previamente de acordo com os procedimentos psicopedagógicos. Sendo assim, aplicadas provas projetivas, cognitivas, afetivo-sociais, psicomotoras, anamnese com a mãe, a EOCA. Modelos nos quais trabalhei cuidadosamente analisando sua viabilidade e respaldando-me com vários teóricos e mestres.
Valendo ressaltar os meus prediletos, de onde até hoje apoio minhas pesquisas.
Dentre eles posso destacar:

  • Alícia Fernándes
  • Jorge Visca
  • Nádia A.Bossa
  • Sara Pain
  • Eloisa Q.Fagali
  • Vygostsky
  • Backtin
  • Freud
  • Piaget
  • Gardnen
Trabalho com crianças fazendo acompanhamento escolar, além de observações e contribuições a cerca de um apoio psicopedagógico, onde são acompanhadas por profissionais como psicólogos, fonoaudiológos e neurologistas. Tarefa diária árdua. Nem sempre às vezes compreendida, o que vale salientar entretanto, a minha busca incessante no sentido de um acompanhamento diferenciado.
Porém, cabe aqui destacar a minha expectativa quanto a exercer uma psicopedagogia institucional, dentro de um mercado já permeado de vários profissionais da psicopedagogia. Uma meta a ser alcançada.

Um abraço, Ana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário